Segue-nos no Facebook e juntos vamos criar a maior comunidade de MMA em português!

Previsão Murro no Estômago #5 – Floyd Mayweather ou Conor McGregor?

Esta para mim não será, só, uma moneyfight, será sim uma superfight, entre dois lutadores que são dos maiores de sempre nas suas modalidades e que sabem exatamente aquilo que é necessário para o negócio. Como tal, esta previsão será distinta das restantes, uma vez que não farei uma análise exaustiva da vertente técnica da luta, mas sim falarei da minha visão, enquanto fã de MMA.

Conor McGregor, é talvez das personalidades e dos lutadores, que melhor têm feito ao MMA nos últimos anos, trazendo-o para a luz da ribalta como um espetáculo que começa muito mais cedo, do que o próprio combate e demonstrando que as “massas” podem gostar de desportos de combate, Conor, na minha opinião, tem desenhado este masterplan para a sua carreira, desde sempre, mesmo quando perdeu, soube dar a volta por cima e voltar mais forte e mais inteligente.

Notorious iniciou a sua carreira, no MMA profissional, numa pequena promotora irlandesa, Cage of Truth, que não realiza eventos desde 2008, sendo derrotado, pela primeira vez, nesta promotora no seu terceiro combate, por submissão. Depois fez, mais outros dois eventos, em que saiu vencedor, sendo derrotado novamente, na Cage Warriors Fighting Championship (“Cage Warriors“), a maior promotora de MMA do Reino Unido, por Joseph Duffy, perfazendo nesta fase da sua carreira um histórico de 4 vitórias e 2 derrotas. Ora, Conor regressou às pequenas promotoras da Irlanda, e aos poucos foi vencendo e fazendo crescer a sua série de vitórias, até atingir um feito incrível na Cage Warriors, e que mais tarde também atingiu na UFC, de se tornar campeão em duas divisões distintas, ao mesmo tempo. Após atingir este feito, a 31 de Dezembro de 2012, Conor viria a estrear-se na UFC, em Abril do ano seguinte, numa vitória no UFC on Fuel TV 9, iniciando nesse momento uma série vitoriosa, em que venceu, por exemplo, Max Holloway, atual campeão da divisão de Peso Pena, Dustin Poirier, Chad Mendes, pelo título interino do peso pena, e José Aldo, em que alcançou o primeiro título, undisputed, da UFC.

Faço um parágrafo aqui, porque sinceramente sinto que aqui foi a mudança do Conor que conhecíamos, a derrota com Nate Diaz, e relembro que foi feita DUAS divisões acima da que ele lutava naquela fase da carreira, mudou a maneira de lutar do Notorious, a Cockiness, que nós tanto gostamos, continuou lá, mas quando ouvimos a frase mítica de Nate Diaz, “I’m not surprised Motherfuckers”, o Mundo caiu-lhe em cima, diziam, não exatamente com estas palavras, que “era o fim da lenda Conor”, “ele nunca foi nada de especial e foi-se armar em campeão”, ou mesmo “Estava bem era no pro-wretling“. Ele demonstrou que estavam enganados, 5 meses depois, no mítico UFC 202, exatamente na mesma cidade, em que a Moneyfight vai acontecer, e calou esses críticos exatamente com a mesma frase do Nate. Era um Conor diferente, mais astuto, mais inteligente na forma de lutar, o objetivo era o mesmo, finalizar o seu adversário, mas de forma consciente, desgastando-o, tornando-o mais fraco e este Conor, voltou a fazer história vencendo Eddie Alvarez com um brutal KO, tornando-se campeão em duas divisões, ao mesmo tempo.

O MMA não chegou e Conor percebeu onde estava o seu futuro, e o dinheiro, e quem seria a melhor pessoa para fazer isso acontecer, Floyd “Money” Mayweather, “somente” o melhor lutador de Boxe de todos os tempos, e sem dúvida nenhuma o mais mediático e o desportista que mais dinheiro gera à sua volta, que estava aposentado e que possui um record de 49-0 e vitórias sobre Canelo Álvarez ou Manny Pacquiao. Eu não me vou alongar, a contar a história de Mayweather, mas a visibilidade que deu ao Boxe, mesmo quando foi à WWE, merece o respeito dos fãs do desporto, e não, o ar de desconfiança que muitas vezes sinto que existe em relação ao “Million Dollar Man”.

Mayweather, construiu uma “aura” de invencibilidade à sua volta, o que o torna obviamente num grande lutador, mas também num alvo a abater, por adversários e pelos fãs mais puristas do Boxe, que se esquecem que estamos, sempre, perante um desporto de combate, mas também, por um negócio que envolve entretenimento, e nisso o Floyd sabe exatamente o que fazer. Floyd tem 40 anos, perto de fazer 41, as pernas provavelmente não são as mesmas, mas essa nunca foi uma caraterística de destaque, mesmo nos anos áureos de Floyd, a capacidade física, também estará mais debilitada, mas de resto, continua lá a inteligência, a astúcia e principalmente a experiência de alguém que lutou Boxe, a nível profissional, durante muitos anos.

Mayweather e Conor, são odiados por uns e adorados por outros nos seus desportos , Conor não é um lutador de Boxe, mas é o melhor striker ao nível do seu Boxe que o MMA já viu, não muito técnico mas muito preciso, Mayweather tem 40 anos, mas sabe exatamente o que necessita para vencer mais este combate, porque esta é a sua modalidade. O ínicio do MMA foi exatamente assim, ou seja, o choque de artes marciais, agora teremos o mesmo, mas ao contrário, com um lutador de MMA a tentar vencer um dos melhores Boxeurs de todos os tempos.

Aposta: O meu coração diz uma coisa, a razão diz-me outra. O Conor venceu sempre a minha razão, e por isso a minha aposta vai para o lutador de MMA que mais deu à modalidade nos últimos anos, e espero, apesar de não acreditar muito, continue a dar, e ele é o Reigning, Defending UFC Lightweight Champion “The Notorious” Conor McGregor.

Por fim, quero dizer, que a vitória será de todos nós, mesmo aqueles que dizem que isto não tem interesse e que é só dinheiro, este combate é uma vitória para o Boxe, para o MMA e para os desportos de combate, que na madrugada de Sábado para Domingo estarão, nos principais holofotes dos media, ou no top trending do Twitter. Nunca nos esqueçamos de uma  coisa, o Boxe e o MMA, sempre serão desportos de combate, mas também serão um negócio e entretenimento e só assim é que eles continuarão a existir.

A emissão da Sport TV 1 inicia-se às 00h00 e o combate principal deverá ocorrer depois das 02h00!

Sobre o Autor

- Criador do Podcast Murro no Estômago e gosta de auto apelidar-se Analista, mas no fundo é só o Freitas Lobo do MMA

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »